A influência do pensamento Freyriano nas relações interraciais na São Paulo
EPISÓDIO BÔNUS GV CULTCAST:
Este episódio investiga em que medida a noção de democracia racial pode ter influenciado nos rumos do julgamento de Arias de Oliveira, homem negro acusado de ter matado quatro pessoas no carnaval paulistano de 1938. O caso apresentado pelo historiador Boris Fausto, no livro O Crime do Restaurante Chinês, parte de uma acusação pouco fundamentada, com fortes elementos de racismo institucional. Depois de receber paulatinamente o apoio da opinião pública local, o rapaz é considerado inocente. Teria o pensamento de Gilberto Freyre, divulgado a partir de 1933 com o lançamento de Casa Grande & Senzala, contribuído para o desfecho favorável a Arias? A ideia de harmonia entre raças poderia ter influenciado a decisão de jurados e desembargadores?
Esta pesquisa foi realizada por alunas da graduação de Ciências Sociais da FGV CPDOC.
https://open.spotify.com/episode/44jPwUmJUCIzLU5kcH5ovu?si=18e426608708450f
FILME TRÊS PRETOS TRISTES:
A partir do artigo de mesmo nome escrito por Maria Alice Rezende de Carvalho, o minidocumentário aborda as trajetórias de André Rebouças, Cruz e Sousa e Lima Barreto como traço crítico da incompletude da formação brasileira desde a crise do império brasileiro à instauração da ordem burguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=fU8YImto500
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.