Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

EVENTO: “Basquiat Carnavalizado” - 31/05/2021 às 19hrs

GvCult - Uol

27/05/2021 18h59

"Basquiat Carnavalizado": conexões entre Jean-Michel Basquiat e a cultura brasileira

Flyer oficial

Por Guilherme Mazzeo

A série O Que Há de Bom na Arte?, promovida pela Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa, realizará  na próxima segunda-feira, dia 31/05, às 19h – uma live em seu canal do YouTube, aberta ao público, reunindo especialistas para falarem sobre a arte do pintor afro-americano Jean-Michel Basquiat.

Para tanto, vai reunir o pesquisador acadêmico e critico de desfiles de escola de samba Helio Ricardo Rainho, que desenvolve tese de doutoramento sobre o pintor; o carnavalesco Wagner Gonçalves, cenógrafo e figurinista d uma peça teatral sobre Basquiat na Alemanha e o carnavalesco e pesquisador MIlton Cunha, mediados por Paulo Debom, doutor em História e professor da Celso Lisboa.

O evento pretende abordar aspectos conectivos entre a produção imagética desse agente diaspórico e a realidade artístico-cultural brasileira – em particular, o carnaval, tendo em vista que dois dos convidados – Hélio Rainho e Wagner Gonçalves – desenvolveram em 2018 um enredo sobre Basquiat para um desfile a ser realizado em Nova York.

Os convidados e temas do evento serão:

HÉLIO RICARDO RAINHO – Da travessia poética de um "Basquiat sobrevivente" refletido na figura de um menino passista, passando por um enredo que dialoga com o samba de Nelson Rufino e pelo samba em contexto de critica social de Silas de Oliveira e Candeia, as pontes da primeira conexão entre Basquiat e o samba.

MILTON CUNHA – Desenquadramentos" do corpo, da imagem, do discurso e das narrativas presentes na poética de Basquiat em diálogo com as desconstruções no carnaval.

WAGNER GONÇALVES – Transposições de Basquiat: cenários, figurinos, alegorias e adereços na criação teatral e carnavalesca a partir do legado do artista

SERVIÇO:

Dia 31/05/2021 às 19hrs.

Link para o evento: https://youtu.be/mYPsmIlurcc

Edição Final: Guilherme Mazzeo.

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.