EVENTO: “Basquiat Carnavalizado” - 31/05/2021 às 19hrs
"Basquiat Carnavalizado": conexões entre Jean-Michel Basquiat e a cultura brasileira
Por Guilherme Mazzeo
A série O Que Há de Bom na Arte?, promovida pela Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa, realizará na próxima segunda-feira, dia 31/05, às 19h – uma live em seu canal do YouTube, aberta ao público, reunindo especialistas para falarem sobre a arte do pintor afro-americano Jean-Michel Basquiat.
Para tanto, vai reunir o pesquisador acadêmico e critico de desfiles de escola de samba Helio Ricardo Rainho, que desenvolve tese de doutoramento sobre o pintor; o carnavalesco Wagner Gonçalves, cenógrafo e figurinista d uma peça teatral sobre Basquiat na Alemanha e o carnavalesco e pesquisador MIlton Cunha, mediados por Paulo Debom, doutor em História e professor da Celso Lisboa.
O evento pretende abordar aspectos conectivos entre a produção imagética desse agente diaspórico e a realidade artístico-cultural brasileira – em particular, o carnaval, tendo em vista que dois dos convidados – Hélio Rainho e Wagner Gonçalves – desenvolveram em 2018 um enredo sobre Basquiat para um desfile a ser realizado em Nova York.
Os convidados e temas do evento serão:
HÉLIO RICARDO RAINHO – Da travessia poética de um "Basquiat sobrevivente" refletido na figura de um menino passista, passando por um enredo que dialoga com o samba de Nelson Rufino e pelo samba em contexto de critica social de Silas de Oliveira e Candeia, as pontes da primeira conexão entre Basquiat e o samba.
MILTON CUNHA – Desenquadramentos" do corpo, da imagem, do discurso e das narrativas presentes na poética de Basquiat em diálogo com as desconstruções no carnaval.
WAGNER GONÇALVES – Transposições de Basquiat: cenários, figurinos, alegorias e adereços na criação teatral e carnavalesca a partir do legado do artista
SERVIÇO:
Dia 31/05/2021 às 19hrs.
Link para o evento: https://youtu.be/mYPsmIlurcc
Edição Final: Guilherme Mazzeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.