Novos métodos de ensino para formação de novos ambientes de aprendizagem
Por Gesley Fernandes.
Na semana passada houve o lançamento do livro virtual Conexão Local Interuniversitária – Diálogo de Saberes. A obra vem no intuito de resgatar as experiências do projeto Conexão Local Interuniversitária – CLIU, iniciado na Fundação Getúlio Vargas – SP (FGV – SP) e que tem a Universidade Federal do Acre – AC (UFAC), a Escola de Governo – Fundação João Pinheiro – MG (EG-FJP) e Universidade Estadual Vale do Acaraú – CE (UVA-CE) como parceiras.
O acesso ao livro pode ser feito na no site do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo – CEAPG (no link: http://ceapg.fgv.br/conexaolocalinteruniversitaria), que foi o centro de pesquisa que fomentador do projeto. Além de contar a história do projeto, que pode ser conferida no livro, acredito que valha a pena debruçar-se sobre o trabalho pedagógico do projeto.
O CLIU, em um primeiro momento, escolhe, dois a dois, graduandos das universidades parceiras e forma duplas. Essa dupla é então supervisionada por um estudante de pós-graduação (também das universidades parceiras). Estes se encaminham então para alguma experiência de política pública em diversos lugares por todo o Brasil. Passam três semanas integrais dedicados a essa pesquisa. O produto final é um relatório entregue ao órgão que permitiu a pesquisa e está publicado no site do CEAPG.
Mas o processo educativo envolvido nessa ida a campo é inovador para a maioria dos estudantes. O Projeto flerta com a noção de extensão acadêmica, um dos tripés do ensino universitário. Ao termos os estudantes se relacionando com um ambiente que não é o seu e com pessoas que normalmente não estão dentro dos livros e artigos acadêmicos, eles (os estudantes) podem montar um cenário maior do que aquela política representa, em suas diversas pontas.
É a partir do estar em campo que se abre a possibilidade de olhar o outro não apenas como número ou objeto de uma teoria. O outro agora é prática. Forçar-se a ter com o diferente de nosso dia a dia uma prática é enriquecedor e capaz de uma aprendizagem que nenhum banco de sala de aula seria capaz. Sobre o processo de ensino-aprendizagem e o flerte com a extensão, existe minha contribuição ao CLIU no link http://ceapg.fgv.br/sites/ceapg.fgv.br/files/gesley_fernandes_pereira_0.pdf .
Recomendo muito a quem se interessa por processos pedagógicos diversos e interessantes que dê uma navegada pelo site do CEAPG e uma leitura do livro. Fugir das propostas somente conteudistas de ensino é uma prática que devemos cultivar para conseguirmos proporcionar às novas gerações uma real transformação nos ambientes de aprendizagem.
Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.
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