Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Sobrecarga

GVcult

02/07/2014 09h00

Por Silvia Goes. 

Às vezes carregamos nosso coração com sensações que não sabemos explicar como surgiram. Provavelmente foi pela falta de atenção. A distração abre a porta da mente e permite a entrada de sensações que não fazem parte da nossa natureza.

De repente ficamos tristes, ou raivosos, ou eufóricos, e no instante seguinte perplexos. O que nos levou a essas sensações?

O som pode explicar. Cada situação que vivemos, cada pensamento que formulamos, está sempre acompanhado de um som, esse sim de nossa inteira responsabilidade.

O caminho é identificar que tipo de som está acontecendo internamente.

Não tenha a ilusão de achar que existe uma tabela explicando os efeitos que cada som pode provocar. Essa é uma reação absolutamente particular. Criamos nossas reações em relação aos sons. Dessa forma, somente nós podemos entender as associações que criamos.

Para entender, é preciso observar.

A proximidade das férias pode soar como uma linda sinfonia se, por acaso, você está saindo de férias, mas pode soar como uma trilha de terror se o encargo de bancar as férias de outros estiver sob sua responsabilidade.

Mesmo assistindo a um simples jogo de futebol (hoje em dia nem tão simples assim…) na esperança de ver seu país campeão, o som que freqüenta sua mente pode chegar a vibrações semelhantes às de uma apresentação de "metal pesado".

Metaleiros, eruditos, chorões, jazzistas, sambistas, seresteiros e muitos outros segmentos da musica, fiquem atentos: o nosso som interno não precisa obedecer fielmente ao som que expressamos profissionalmente. As nossas emoções não precisam ser iguais às que estão sendo demonstradas. A nossa saúde sonora continua sendo o que há de mais importante para nossa sobrevivência.

#fica a dica: separe as emoções que você realmente sente das emoções que são fabricadas para impressioná-lo.

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

SilviaGoes

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.