Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Valor artístico

GVcult

18/06/2014 09h00

Por Silvia Goes. 

Qual será a medida que devemos usar para avaliar se uma obra tem ou não valor artístico? A comparação? Saber se ela é melhor ou pior do que alguma que já conhecemos? E se por acaso não conhecemos tudo o que existe, como saber se já não existe algo semelhante, ou melhor, ou pior? E qual a importância dessa avaliação? Já não bastaria a própria criação? Ela precisa ser inédita, ou mais interessante do que as outras?

Julgamentos.

É difícil explicar para aquele que não é um criador que a criação está acima de qualquer julgamento. Ela existe e tem seu valor só por existir.

Através dela podemos conhecer a sensibilidade de quem a criou. Podemos concordar com ela, gostar ou desgostar, mas não devemos julgar se é merecedora do "prêmio".

O homem desenvolveu o sistema de classificação por grupos: os que sabem criar, os que sabem analisar, os que sabem apreciar, os que são insensíveis e não reparam em nada, etc., mas esse pensamento não é saudável e nem construtivo.

Encontro diversas pessoas escondendo seu gosto por medo de parecerem ridículas, bregas ou antiquadas, e procurando desesperadamente gostar de tudo que está na moda, seja uma canção, um bar, uma roupa, um livro, enfim, o que estiver sendo comentado naquele momento. E tudo isso por medo de ver sua expressão julgada.

Não caiam nessa armadilha.

A criação faz parte da natureza humana. Exercite a sua criatividade e liberte seus gostos.

E lembre-se: o homem só se sente completo quando presencia sua própria criação.

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

SilviaGoes

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.