Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Imagens sonoras

GVcult

09/04/2014 09h00

Por Silvia Goes. 

Descrever um som é bem difícil. Podemos demonstrá-lo em um instrumento, mas falar sobre ele é estranho, pois as palavras não são suficientes para descrever sua intenção.

Uma melodia no agudo, por exemplo, pode ser uma trilha infantil ou uma trilha de terror – vai depender da construção harmônica e rítmica que a acompanha. E embora seja muito fácil demonstrar as variações tocando, é praticamente impossível fazê-lo falando.

Temos internamente algumas associações já estabelecidas entre sonoridade e imagem: quando ouvimos música orquestrada, ela nos parece mais romântica; se for um solo isolado de violino numa cadência lenta, pode parecer mais melancólico; se o som vem de um grupo de instrumentos de sopro, lembra algo mais festivo, como banda de rua; e assim vai.

Esse repertório de associações será sempre muito útil, mas raramente sabemos como utilizar propriamente essa capacidade.

Então como, e com qual finalidade devemos aplicar a habilidade de "linkar" as sensações sonoras com as imagens?

Utilizar essa ferramenta a nosso favor não é só reconhecer características externas, clássicas e coerentes de denominar um som como infantil ou trilha de casamento, ou desfile de modas, ou tema de circo. O maior aproveitamento ocorre quando, durante uma cena que estamos presenciando e vivendo, conseguimos elaborar internamente uma trilha que se contrapõe ou adere à realidade de acordo com nossa intenção.

Se o externo está confuso e desagradável, comece a imaginar um som que traga tranqüilidade. Cantarole em silêncio uma melodia que seja bonita, exatamente como você faz quando está feliz. Ao reproduzir essa melodia, seu cérebro irá acreditar no seu estado de felicidade.

Use a imaginação para praticar esse exercício em outras situações, e seja bem-vindo ao mundo das imagens sonoras!

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

SilviaGoes

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.