Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Somos mais, e não menos!

GVcult

17/03/2014 09h00

Por Angela Costa de Souza.

Após alguns dias off, volto para compartilhar com vocês coisas que me intrigam. Estive acompanhando de longe alguns protestos sobre a copa do mundo, e vi pessoas com cartazes "Não vai ter Copa". No mesmo instante, me recordei da música de um dos meus ídolos, Cazuza, que dizia:

"…Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro…"

Desde meados do ano passado, quando saímos às ruas contra o aumento abusivo das tarifas de transporte público, fomos repreendidos e o poder público respondeu que somos ladrões, drogados e estudantes baderneiros… Alguma coincidência com a música acima?

Ao mesmo tempo, leio notícias que dizem que o gestor cultural é o profissional do futuro, e é neste momento que reflito sobre uma situação curiosa: quando estamos no Brasil, qualquer estrangeiro é idolatrado. Se é europeu nos sentimos inferiores, se fala inglês, o colocamos em um pedestal; mas quando estamos em outros países somos tratados como 'intrusos'. Não temos benefícios, não podemos participar de algumas promoções, somos submetidos a trabalhos que não fazemos em nosso país porque os nativos não se propõem a fazê-los. Enfim, sempre somos vistos como estrangeiros, e com delicadeza e legislação somos colocados em nossos lugares.

Pois bem, e o que tudo isso tem a ver com o mercado cultural? Na minha visão, tudo!

Para que o gestor cultural seja o profissional do futuro, precisamos dar mais atenção à nossa cultura e começarmos a mudar a visão sobre o nossos valores. É muito importante conhecermos o que acontece em outros países, mas esta relevância deve estar relacionada com a troca, e não com a submissão. Temos muito a mostrar, aprender e ensinar, e não devemos esquecer de nossas qualidades em ocasiões adversas.

Dizer que não vai ter copa é utopia, e sabemos disso. Contudo, cobrar o retorno do dinheiro investido e a utilização devida do lucro obtido com a movimentação turística  neste período, é nossa obrigação! Penso que seja mais inteligente pouparmos energia agora e nos prepararmos para o depois, no momento da cobrança, no qual a população não pode ser taxada de ingênua, burra ou esquecida ou baderneira.

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

AngelaCosta

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.