Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Novos capítulos de história colonial (III)

GvCult - Uol

09/06/2020 08h09

Jean Baptiste Debret – "Os refrescos do Largo do Palácio"

Por Bernardo Buarque de Hollanda

Em O arcaísmo como projeto – mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro (1790-1840) –, lançado em 1996, João Fragoso e Manolo Florentino trazem um balanço apropriado da historiografia econômica do Brasil colonial. A própria escolha de Caio Prado Júnior como eixo central com base no qual a discussão se desenvolve constitui de antemão um indicativo do enfoque desejado pelos autores. A partir da década de 1930, quando há um redimensionamento da questão nacional e do que significa o Brasil em seus aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos, observa-se que a história do país começa a ser estudado não mais sob o viés evolutivo – teoria dos ciclos – mas sim sob uma ótica estrutural.

Tanto a escola do "sentido da colonização" quanto a que conceituava um "modo de produção escravista" analisam a condição colonial brasileira de acordo com uma visão de dependência perante a metrópole e de extensão por parte da mesma do sistema capitalista mercantil. O mercado internacional, as flutuações comerciais, o sobretrabalho produzido na Colônia, a ausência de acumulações endógenas, o sistema monocultor da plantation, o comércio transatlântico de escravos – todos estes fenômenos atestam uma subordinação econômica brasileira em relação à Europa e a Portugal em particular.

Os autores do livro, Fragoso e Florentino, vão realçar a especificidade lusitana e a história que subjaz a seu processo de expansão marítima, a fim de compreender melhor a condição e as raízes da economia colonial brasileira – relativamente equivalente ao que Sérgio Buarque propôs em Raízes do Brasil no plano psíquico-social.

Grosso modo, as ideias a respeito de Portugal são as que de "o atraso português, em pleno século XVIII, não é um estranho anacronismo, fruto da incapacidade de acompanhar o destino manifesto capitalista europeu; ao contrário, o arcaísmo constitui um projeto social, cuja viabilização depende no fundamental da apropriação das rendas coloniais".

Para o Brasil, em suma, o ideário é que "para além das frações dominantes coloniais, a consecução do projeto colonizador, mais do que criar um sistema monocultor e exportador, visava reproduzir em continuidade uma hierarquia altamente qualificada".

Edição Final: Guilherme Mazzeo

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.