Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

A influência do pensamento Freyriano nas relações interraciais na São Paulo

GvCult - Uol

29/04/2022 08h37

EPISÓDIO BÔNUS  GV CULTCAST:

Este episódio investiga em que medida a noção de democracia racial pode ter influenciado nos rumos do julgamento de Arias de Oliveira, homem negro acusado de ter matado quatro pessoas no carnaval paulistano de 1938. O caso apresentado pelo historiador Boris Fausto, no livro O Crime do Restaurante Chinês, parte de uma acusação pouco fundamentada, com fortes elementos de racismo institucional. Depois de receber paulatinamente o apoio da opinião pública local, o rapaz é considerado inocente. Teria o pensamento de Gilberto Freyre, divulgado a partir de 1933 com o lançamento de Casa Grande & Senzala, contribuído para o desfecho favorável a Arias? A ideia de harmonia entre raças poderia ter influenciado a decisão de jurados e desembargadores?

Esta pesquisa foi realizada por alunas da graduação de Ciências Sociais da FGV CPDOC.

https://open.spotify.com/episode/44jPwUmJUCIzLU5kcH5ovu?si=18e426608708450f

FILME TRÊS PRETOS TRISTES:

A partir do artigo de mesmo nome escrito por Maria Alice Rezende de Carvalho, o minidocumentário aborda as trajetórias de André Rebouças, Cruz e Sousa e Lima Barreto como traço crítico da incompletude da formação brasileira desde a crise do império brasileiro à instauração da ordem burguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=fU8YImto500

 

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.