Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Para além da curva da estrada não importa. Importa aqui!

Ana Vidal

17/03/2016 07h00

Por         Marcio Samia 

 

Fotografia de Marcio Samia

Fotografia por Marcio Samia

 

A busca pelo desenvolvimento pessoal é uma jornada particular. Gosto muito de compará-la à uma longa caminhada, onde cada passo que damos nos abre um pouco mais a visão sobre o caminho percorrido. Cada pessoa, de acordo com seus valores pessoais, deve seguir seu trajeto, seguindo o que acredita ser benéfico para si, sem que, para isso, seja necessário prejudicar seu semelhante.

O problema é que muitas vezes passamos muito tempo de nossas vidas repetindo o que outras pessoas fazem, e nem sempre isso nos traz felicidade ou realização pessoal. Fazemos isso porque desejamos nos sentir seguros, e seguir por um caminho já traçado nos parece ser mais tranquilo do que se aventurar por um lugar desconhecido.

É preciso em algum momento parar, olhar para dentro de si mesmo e rever o que realmente se deseja. Devemos seguir o caminho daquilo que realmente faz mais sentido para nossa vida, e não o que "o outro" espera que faça mais sentido para nós.

No entanto, trilhar o próprio caminho pode não ser tão simples. A bagagem parece que fica mais pesada quando estamos no início da caminhada. Sem dúvida será preciso abandonar a deliciosa Zona de Conforto em que nos encontramos. Porém, uma vez descoberto o destino aonde se quer chegar, a caminhada ganha propósito e fica mais fácil chegar lá…

Quer uma dica pra chegar lá? Exercite ESTAR PRESENTE seja onde estiver.

Pense com clareza: vale mesmo a pena pensar tanto em como as coisas vão ser no futuro? E o passado? Vale a pena sofrer tanto com algo que já se foi? Procure vivenciar o momento atual! Olhe pra você e o você está fazendo neste momento da sua vida. Cada momento é único, por isso, aprecie sua beleza.

Às vezes passamos tempo demais esperando um grande acontecimento. Pode ser uma viagem especial, uma festa, enfim. Acabamos olhando tanto lá na frente que esquecemos de viver o hoje e apreciar as pequenas coisas que acontecem a cada dia. Pequenas coisas mesmo, como tomar tranquilamente o café da manhã, admirar uma paisagem ou simplesmente passar um tempo com as pessoas que você ama.

Pensando que seremos felizes somente quando alcançarmos os grandes objetivos que queremos, deixamos de lado o caminho que devemos trilhar pra chegar lá, e esquecemos também que a conquista desse objetivo final somente será possível graças à conquista de etapas menores, que nos levarão lá. Possivelmente, quando chegarmos ao nosso objetivo, já teremos novos propósitos, e aquela vitória parecerá pouco para o que nossa alma deseja.

Não perca o foco da sua jornada, mas não deixe de aproveitar cada etapa que precisa concluir pra chegar lá.

Quando percorri o fantástico Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar com cerca de 800 km de percurso, aprendi que deveria aproveitar as oportunidades que surgiam no meu Caminho.

Cada desafio encontrado (uma montanha íngreme, um dia difícil de neve ou calor extremo por exemplo), servia apenas para que eu pudesse me concentrar naquele trecho, superando a mim mesmo a cada passo.

Em nenhum momento fui desafiado a superar os outros, por que a caminhada, assim como nossa vida, não é uma competição. A única competição que vale a pena é consigo mesmo. Por isso, tente hoje ser melhor do que você foi ontem. E amanhã, quando chegar, tente ser melhor do que foi hoje. Mas concentre-se no hoje.

Fernando pessoa, através do seu personagem Alberto Caeiro, escreveu uma poesia maravilhosa, mostrando a beleza de se estar focado no presente:

 

Para Além da Curva da Estrada

Para além da curva da estrada
Talvez haja um poço, e talvez um castelo,
E talvez apenas a continuação da estrada.
Não sei nem pergunto.
Enquanto vou na estrada antes da curva
Só olho para a estrada antes da curva,
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.
De nada me serviria estar olhando para outro lado
E para aquilo que não vejo.
Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer.
Se há alguém para além da curva da estrada,
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada.
Essa é que é a estrada para eles.
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos.
Por ora só sabemos que lá não estamos.
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva
Há a estrada sem curva nenhuma.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Dia Mundial da Felicidade

A Organização das Nações Unidas elegeu o dia 20 de março para comemorar o Dia Mundial da Felicidade. A ideia é trabalhar para que o desenvolvimento dos países não foque apenas no produto interno bruto, mas em quanto às pessoas daquele local usufruem de uma vida digna e feliz.

Imagino que podemos ser felizes pois esse sentimento está enraizado em nossa essência. Mas para isso, é preciso foco, determinação e ação. Sem colocar o pé no chão não se faz uma caminhada, e sem foco no caminho, dificilmente o obetivo será atingido com êxito.

Grande abraço. Nos veremos com certeza, Evoluindo por aí!

Edição      Ana Vidal 

Marcio Samia

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.