Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

O que carrego em minha bagagem?

GVcult

26/04/2015 15h56

Por    Marcio Samia e Natalia Esteves

Monte do Gozo – Espanha

Certa vez, ao realizar uma viagem ao norte da Espanha com o objetivo de percorrer o famoso Caminho Francês rumo a Santiago de Compostela, fui questionado por um senhor:

– Jovem, o que você carrega em sua bagagem?

Aquela, que deveria ser uma resposta simples e que talvez servisse apenas como curiosidade para alguém que quer saber como uma pessoa sobrevive andando 28km por dia, durante cerca de 30 dias entre vilarejos e povoados, tornou-se, para mim, fonte de uma profunda reflexão.

Para fazer uma boa caminhada, é importante que nossa mochila esteja o mais leve possível para que o trajeto se torne mais tranquilo e agradável. Também é importante que esteja carregada com itens essenciais à sobrevivência, caso imprevistos surjam no caminho. Acontece que inesperadamente, uma nevasca, o calor ardente de um deserto, um ferimento nos pés ou qualquer outro obstáculo que se apresente, faz com que a caminhada se torne mais dura. Nestes momentos é preciso saber se adaptar. Conseguir driblar os desafios e seguir adiante, mesmo que a passos curtos. O importante é não parar!

A pergunta do senhor espanhol me fez pensar que a nossa vida é bem parecida com uma longa caminhada. Ao longo dessa jornada acumulamos bens materiais, experiências, conhecimento, culpas, afetos e desafetos. Tudo isso será agregado ao "peso" que deveremos levar conosco, onde formos, em nossa bagagem.

Momentos turbulentos, como a falta de um emprego, uma doença ou até o falecimento de uma pessoa próxima, podem fazer com que fiquemos confusos e até mesmo desanimados de continuar. Porém, assim como na caminhada, é fundamental adquirir resiliência. Conseguir ultrapassar os limites físicos e emocionais e manter-se de pé, com a certeza de que o mais importante não será o destino final da jornada, mas sim a própria história que se constrói no trajeto. Para isso é importante que a nossa "bagagem" seja "leve". Que as experiências e buscas sejam essenciais e que consigamos descartar "pesos" desnecessários para seguirmos melhor.

As adversidades, muitas vezes, fazem com que desenvolvamos uma maior atenção sobre nossas ações e, porque não, sobre a falta delas também.

"De vez em quando é importante retirar-se do seu lugar comum. Nós fazemos isso com uma mochila nas costas"

Edição    Filipe Dal'Bó e Samy Dana

Untitled

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.