Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Quem nunca...

GVcult

26/01/2015 15h13

Por    Karina Cassiano

hapiness

…desejou voltar a ser criança para ter um tiquinho de calma no pensamento.. para simplesmente não ter ideia de tudo que atualmente esta TÃO fora do prumo no mundo…para esquecer do medo que nos ronda a cada decisão… para ter o colo e aconchego de mãe ou vó (a que estivesse mais perto) quando a chuva com trovoes começara ou o pesadelo viesse…ah a assustadora responsabilidade…na época ela se resumia em "apenas" em passar direto sem ficar de recuperação na escola e a não arrumar confusões com os vizinhos e amiguinhos…ah como era fácil manter o bom animo e o otimismo inabalável!

Relembrando a curiosidade de outrora, fui em busca do significado puro e simples da palavra Otimismo. O dicionário diz: Disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda as mais difíceis.

Conclui que a disposição natural se foi…já nos transformamos em adultos com poderes de analisar, julgar e nos afetar com tudo que acontece a nosso redor. De uma disposição natural a se manter otimista e com pensamentos positivos, onde podemos solucionar todas as situações, nos transformamos em pessoas racionais e lógicas, dando muito espaço a nossas dúvidas, medos, preocupações, dúvidas, frustações, excesso de trabalho e anseios. Os nossos monstros assim nascem, crescem, se reproduzem e NÃO morrem…sem o otimismo, acabamos os alimentando como se fossem nossos antigos Tamagotchi¹, ou pior, Gremlins² que alimentados após a meia noite se multiplicam sem freios!

Para espantar de vez estes monstros dou a palavra aos cientistas…sim eles possuem argumentos fortes que certamente irão nos convencer e nos motivar a trazer nosso otimismo de volta!!

Diversos estudos e pesquisas realizadas em várias partes do globo chegam a um consenso: otimismo é bom, ajuda o corpo a se manter saudável e aumenta a longevidade.

Segundo uma pesquisa da Harvard School of Public Health, pessoas otimistas enfrentam menos riscos de sofrer doenças cardíacas e derrames. Os cientistas acreditam que um senso de bem-estar pode reduzir fatores de risco que induzem a doenças cardíacas, como alta pressão sanguínea e colesterol elevado.

A Universidade de Illinois também examinou a relação entre otimismo e saúde cardíaca com um levantamento que envolveu mais de 5.100 adultos e descobriu que os participantes que pensavam positivo e tinham postura otimista tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, estão na lista de corações mais saudáveis. Segundo a professora Rosalba Hernandez, da Universidade de Illinois, quem é otimista em seus níveis mais elevados tem duas vezes mais chances de estar com sua saúde cardíaca em dia do que os pessimistas.

Em outro estudo realizado com centenários norte-americanos, os pesquisadores comprovaram que a longevidade pode estar mais ligada ao estado de espírito do que se pensava. Todos os participantes deste estudo sobre o envelhecimento tinham 95 anos. Os pesquisadores descobriram que os centenários são, frequentemente, pessoas extrovertidas que abraçam o mundo a partir de uma perspectiva otimista e despreocupada. As conclusões são do Projeto Genes da Longevidade, lançado pela Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York (EUA).

Muito bem! Agora que os cientistas provaram por A + B que o otimismo é = a saúde, não há mais tempo para procrastinação. Agora é a hora de arregaçarmos as mangas e iniciarmos uma análise introspectiva, sendo sinceros conseguiremos identificar oportunidades em nosso dia-a-dia de pensar e agir com postura otimista…refletir nos pontos que nos levam ao pessimismo…e fugir deles!

Que tal anotar em um cantinho da agenda as ações e pensamentos otimistas do dia?

Sim, 2015 acabou de chegar…é uma ótima oportunidade de realizarmos uma faxina e, com muito otimismo e coragem, darmos o despejo aos nossos monstros e ganhar mais saúde!

¹ O Tamagotchi é um brinquedo em que se cria um animal de estimação virtual. Foi lançado pela Bandai em 1996 no Japão.
² Gremlins é um filme americano de 1984 dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. 
 

Fontes

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=otimismo
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120418_otimismo_coracao_bg.shtml
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pensar-positivo-pode-manter-seu-coracao-saudavel-diz-estudo-15037541

.

Edição    Filipe Dal'Bó e Samy Dana

KarinaCassiano

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.