Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Reconhecer

GVcult

26/11/2014 09h00

Por Silvia Goes. 

Reconhecer nossos desejos nem sempre é tarefa fácil. Como também não é fácil orientar alguém que ainda não sabe que seu desejo está confuso.

A vida corrida, a tecnologia avançando cada vez mais rápido, as cobranças por desempenhos cada vez melhores… tudo isso vai causando um movimento interno tão tenso que não sobra espaço para ouvirmos nossos desejos. Na ausência deles passamos a adotar o que a mídia nos oferece, e sem querer acabamos por "desejar" o que os outros querem, e não o que nós queremos.

Tenho falado sempre sobre a necessidade de ouvir o que estamos pensando, sentindo. Mas ainda é pouco. O ruído que nos cerca é maior do que podemos imaginar. E dessa forma, a simples ação de ouvir o som interno está se transformando em algo muito difícil de realizar.

No entanto nem tudo está perdido! Podemos sim recuperar essa capacidade.

Cante para você. Faça de conta que está cantando para um bebê adormecer. Depois cante para alegrar. Se você estiver apaixonado, cante para se declarar. Se estiver agitado, cante para se acalmar. Se estiver revoltado, cante para ser ouvido.

Enfim, cante!

Cante para você se ouvir. Não importa se os outros estão ouvindo ou não. Cante para que seu cérebro reconheça essa voz – a sua voz. Muitas vezes, cantar é mais fácil do que falar.

Depois de algum tempo de prática, você conseguirá falar com você internamente…

É divertido (e faz muito bem) acredite!

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

SilviaGoes

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.