Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Qual o som de uma estrela?

GVcult

15/10/2014 09h00

Por Silvia Goes. 

Já pensou se fosse possível ouvir o som que cada estrela faz? Seria bonito? Assustador? Inspirador?

Não sei a resposta exata, mas sei que isso é possível se lembrarmos que só existe aquilo que queremos que exista. Então vou querer que o som da estrela que estou vendo nesse momento seja uma melodia curta e que se repete, mas com delicadeza, parecendo uma canção de ninar.

Talvez você não consiga mudar algumas realidades à sua volta, não porque não seja possível, mas sim por falta de crença e coragem para fazer isso acontecer. No entanto, realizar essa prática com o som é uma forma de exercitar sua confiança nessa capacidade de mudança. Podemos sim criar todos os cenários que nos tragam benefícios.

Esse exercício começa internamente: só depois de acreditar completamente no poder interno é que podemos transferi-lo para o externo. E a pergunta que surge quase sempre é de "Como posso mudar essa situação?"

Minha sugestão para esse momento é que se pense naquela estrela, no som que ela pode ter, e que se escute o que foi pensado.

Parece difícil, mas não é. Difícil é conviver com algo que você quer mudar e pensa que não pode, ou não consegue.

Acredite. Comece a mudar o som das coisas em geral.

Comece praticando com uma estrela. Você precisa levantar os olhos para ver o céu. E de cabeça erguida qualquer transformação fica mais fácil, qualquer mudança se torna possível!

Bons sons estelares!

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

SilviaGoes

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.