Topo

GV CULT - Criatividade e Cultura

Brasil, mostra tua cara!

GVcult

13/01/2014 09h00

Por Angela Costa de Souza.

Que delícia começar mais um ano! Escrever e dividir minhas opiniões com vocês está ficando cada vez mais interessante.

Por conta da Copa do Mundo, se tornou cada vez mais fácil encontrar noticias sobre o Brasil aqui na Austrália e no mundo. Na maioria das vezes, em noticiários diários transmitidos pela TV aberta Australiana, vemos muitas reportagens sobre o atraso da entrega das obras para a Copa, mas não há nada sobre a cultura brasileira.

Como disse em posts anteriores, nós brasileiros temos uma relação diferente com nossa cultura e com a maneira que queremos ser percebidos pelo resto do mundo. Melbourne é uma cidade pluricultural e que, acredito, tem o maior numero de imigrantes por metro quadrado da Austrália, e muita gente do mundo inteiro em um mesmo lugar. Mas quando falo que sou brasileira, todas as barreiras caem e aparecem lindos sorrisos em todos os lugares, seja nos locais que trabalho, na escola, no restaurante, na praia…

Não sei se é óbvio, mas sempre o primeiro assunto é futebol. "Você conhece Neymar, Zico, Ronaldo?" Em seguida vem as belíssimas paisagens e a alegria que só nós temos. Quando falamos em música, adivinhem o que eles começam a cantar, e em inúmeras versões… Michel Teló. Ahhh minha nossa, posso estar sendo preconceituosa com meu conterrâneo, mas vocês realmente pensam que ele representa nossa cultura?

Aí digo: "isso não é a verdadeira música brasileira. Se vocês gostam de ritmos e de misturas instrumentais, têm que conhecer Nação Zumbi, Lenine, Gil, Novos Baianos…". E a resposta é sempre a mesma: "em todos os lugares só conhecemos isso. Se o Brasil nos apresentar esses cantores e grupos que você fala, poderemos conhecer melhor.

Conheci um Argentino que cantou Cássia Eller e Nando Reis, quase tive um ataque do coração e então perguntei: "são importantes compositores e intérpretes da música brasileira, como você os conhece?". E eis que me responde: "Vivi na Nova Zelândia e tive uma namorada brasileira que me mostrou algumas coisas.

Todas essas historinhas são para mostrar que o Brasil tem muita oportunidade de exportar sua diversidade cultural e que isso tem que partir de nós, brasileiros que estamos buscando conhecimento em outros lugares, e também de cidadãos que estão fazendo cultura no Brasil. Que tal começarmos o ano da Copa mostrando quem realmente somos?

Temos tanta cultura para compartilhar, e acabamos conhecidos por um simples 'Ai se te pego'.

Mostratuacara

Edição: Samy Dana e Octavio Augusto de Barros.

 

AngelaCosta

 

Sobre o editor

Guilherme Mazzeo é coordenador institucional do GvCult, graduando em Administração Pública pela FGV-EAESP. Um paulista criado em Salvador, um ser humano que acredita na cultura e na arte como a direção e o sentido para tudo e para todos. A arte é a mais bela expressão de um ser humano, é a natureza viva das coisas, a melhor tradução de tudo. Só a cultura soluciona de maneira sabia e inteligente tudo, a cultura é a chave para um mundo melhor, mais justo, livre e próspero! Devemos enaltecer e viver nossas culturas de forma que sejamos protagonistas, numa sociedade invasiva e carente de: vida, justiça, alegria e força.

Sobre o Blog

O GV Cult – Núcleo de Criatividade e Cultura da FGV desenvolve atividades de criação, fruição, gerenciamento, produção e execução de projetos culturais e de exercícios em criatividade.